Muitas compilações póstumas foram lançadas, incluindo dois volumes de "Live Cream", aos quais esse registro é um complemento. As muitas faixas que o "Cream" gravou para a BBC foram amplamente divulgadas, através da coletânea "BBC Sessions" e do box-se em retrospectiva "Ceam - Those Were The Days" além de faixas adicionais na edição Deluxe do LP de estreia da banda "Fresh Cream". Até agora, sete faixas da BBC permaneciam inéditas ... Até esse lançamento!
Quanto ao legado da banda, o escritor da NME Charles Shaar Murray foi muito perspicaz. Em 1975, ele escreveu “Estude os primeiros trabalhos de Cream. Suas peças eram estruturalmente inabaláveis, mas as músicas tinham músicas reais, letras interessantes e bons arranjos. Além disso, as mudanças e os riffs relativamente simples foram aprimorados com um toque extemporâneo: não apenas nos solos, mas também na melodia. O problema com o período Cream / Hendrix é que, depois de Eric e Jimi terem gravado longos solos e álbuns duplos, todo músico que empunhasse uma guitarra e subisse a um palco ou entrasse em um estúdio, tinha-se a impressão de que ele também estava predestinado a tocar todas as suas músicas pelo menos dez minutos ... E muitos solos de guitarra ruins foram tocados. ”
Conversando com Nigel Williamson em 2004, Clapton explicou como as performances ao vivo da banda levam à sua eventual morte. “Quando chegamos à América, tocávamos solos de meia hora no meio de qualquer coisa. Entramos em muita auto-indulgência e muitas pessoas facilmente satisfeitas concordaram com isso. Isso lisonjeava nossa vaidade e, depois disso, acho que paramos de tentar.
Este disco é uma homenagem ao "Cream" em seus momentos mais felizes e produtivos.
Faixas:
Lado Um – BBC Sessions 1966 – 1968
- I’m So Glad (Skip James)
Recorded for Saturday Club 8.11.66 , broadcast 11.11.66
- Traintime (Jack Bruce)
Recorded for Saturday Club 10.1.67 , broadcast 14.1.67
- Toad (Ginger Baker)
Recorded for Saturday Club 10.1.67 , broadcast 14.1.67
- Tales Of Brave Ulysses (Eric Clapton & Martin Sharp)
Recorded for Joe Loss 14.7.67, broadcast 14.7.67
- Take It Back (Jack Bruce & Pete Brown)
Recorded for Joe Loss 14.7.67, broadcast 14.7.67
- Blue Condition (Ginger Baker)
Recorded for Top Gear 9.1.68, broadcast 14.1.68
- We’re Going Wrong (Jack Bruce)
Recorded for Top Gear 9.1.68, broadcast 14.1.6
Lado Dois – Live 1967
- We’re Going Wrong (Jack Bruce)
- I Feel Free (Jack Bruce & Pete Brown)
1-2 Recorded live at the Palais De Sports, Paris 1.6.67 for French TV ‘First Festival Of Pop”
- Spoonful (Willie Dixon)
- Tales of Brave Ulysses (Eric Clapton & Martin Sharp)
- Sunshine Of Your Love (Jack Bruce & Eric Clapton)
3-5 Recorded live at the Revolution Club, London November 1967 for the Bouton Rouge TV show
Músicos:
Jack Bruce – Bass, harmonica, piano, vocals
Eric Clapton – Guitar, vocals
Ginger Baker
I'm So Glad é um início de processo, organizado e com fortes vocais uníssonos de Bruce e Clapton. O solo melódico da guitarra deve algo a Tchaikovsky. Traintime é uma vitrine das proezas da gaita de Bruce, feita com um apoio aleatório, enquanto o pico instrumental dá a Ginger Baker a chance de se exibir. Tales Of Brave Ulysses permite a Clapton a chance de demonstrar sua habilidade no "wah wah", letras completamente psicodélicas, cortesia de seu colega de apartamento e designer Martin Sharp. Take It Back é um blues de doze compassos mais comum, enquanto o Blue Condition responde à pergunta "Devemos deixar o Ginger cantar alguns números?". Em contraste, a faixa final deste lado, estamos dando errado serve para destacar o quão forte um vocalista Jack Bruce poderia ser, ajudado aqui por um apoio incomumente sensível e contido.
No lado dois, I’m So Glad (Skip James), ganha outra abordagem ainda mais apaixonada. A versão de I Feel Free apresenta alguns detalhes sutis de Clapton, uma linha melódica de baixo de Bruce e um canto uníssono mais forte. As gravações de Spoonful, Tales of Brave Ulysses e Sunshine Of Your Love destacam a impressionante interação entre os três músicos, mesmo quando gravadas em um palco vazio de Londres. A duração das músicas aqui ainda é modesta, destacando a melodia e a estrutura das músicas, enquanto ainda permite espaço para improvisação.
Não há solos de guitarra ruins aqui...
Notas de manga: L'Angelo Mysterioso
Extraído: Only Rock And Roll London
Tradução & Adaptação de Texto: Leo Machado
The Eric Clapton Sessions
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